O lado mais artístico de um autor de Palavras Cruzadas.

sábado, 12 de abril de 2008

Centro Português de Serigrafia no CCB: Gravuras de Dalí inauguram nova galeria

A partir de hoje irei divulgar notícias relacionadas com Arte.
Penso que será uma mais valia para este blogue ao mesmo tempo que dou maior visibilidade aos meus trabalhos.
Começo por uma notícia do jornal Público.
Passo a citar:

Gravuras de Dalí inauguram nova galeria no CCB

Uma exposição de 100 gravuras de aguarelas de Salvador Dalí inspiradas na Divina Comédia de Dante assinala, dia 18 de Abril, a abertura de uma nova galeria do Centro Português de Serigrafia no Centro Cultural de Belém (CCB).

As séries "Inferno", "Purgatório" e "Paraíso" mostram a visão de Dalí (1904-1989) sobre esta alegoria poética de Dante (1265-1321), um dos maiores poetas renascentistas, que a terá criado entre 1307 e 1321, reflectindo uma cosmovisão medieval.

As 100 gravuras das aguarelas de Dalí percorrem também a viagem imaginária de Dante, desde os círculos infernais, acompanhado por Virgílio, até ao centro da terra onde encontra Lúcifer, depois regressando à superfície terrestre, sobe a montanha do purgatório, para, guiado pela sua amada Beatriz, ser admitido no paraíso.

A mostra organizada pelo Centro Português de Serigrafia (CPS) poderá ser vista até 25 de Maio em três espaços desta entidade em Lisboa: o "Inferno" no CCB (nova galeria na Loja nº 7), o "Purgatório" na sede do CPS, a São Bento, o "Paraíso", na Galeria das Twin Towers, em Campolide.
Salvador Dalí criou uma centena de aguarelas entre 1950 e 1960 por encomenda do Governo italiano, no âmbito das comemorações dos 700 anos do nascimento de Dante, mas o pedido foi suspenso por oposição interna e depois retomado em 1959.

Ler notícia completa: AQUI

Entretanto, continuo a preparar a minha primeira exposição. Começo hoje a pintar uma tela que será, para além das Palavras Cruzadas em Tela, uma das minhas "apostas".
Eu vou dando notícias...

Até lá, fique bem!

Sem comentários:

Pesquisa personalizada